segunda-feira, 23 de agosto de 2010

VOCÊ PRECISA DE LIBERTAÇÃO?

A reflexão de hoje indica o texto de Tiago 4:1

Muitas vezes somos abordados por amigos, parentes e outros conhecidos para que oremos por eles. Alguns desses casos são muito sérios, pois envolvem situações em que a pessoa a pedir oração está perturbada por algo que fez, algo que está afligindo sua vida ou por um receio de cometer algum (grande) erro. 
Alguns desses casos são tão críticos que nós, cristãos, como se fôssemos médicos, damos o diagnóstico: essa pessoa precisa de libertação. Entenda-se libertação aqui como um grande agir de Deus sobre aquela vida, a ponto de impactá-la e fazê-la mudar de atitude de uma vez por todas, a fim de se afastar ou desprezar para sempre aquilo que lhe traz tanto mal. 
Pensando nisso, resolvi escrever esta reflexão: quando para pra pensar demais na vida, essas coisas disparam em minha mente. E creio que todos nós, em uma escala maior ou menor, precisamos de libertação. Claro que não estou falando da liberdade conquistada pela morte de Cristo, pois isto é algo inerente a qualquer um que o receba como Senhor e Salvador. Entretanto, a história para por aí? E depois do "aceitar Jesus"?
A verdade é que o fato de vivermos uma vida baseada em princípios cristãos não está livre de sofrer investidas do "mundão". E somos igualmente humanos àqueles que ainda não se entregaram a Jesus. Eu já comentei com alguns amigos que nós devemos nos converter todo dia, porque a misericórdia do Senhor se renova a cada manhã, mas você já parou pra pensar por quê? Ora, porque nossa maldade também se renova a cada manhã.
Se, segundo a Bíblia, pecado é tudo do mesmo tamanho, então preciso sempre analisar minha vida, as coisas que faço, os lugares em que piso, as pessoas com quem converso, as palavras que saem de minha boca. Se tenho um amigo viciado em pornografia ou outro que tem o péssimo hábito de mentir, sei e julgo muito bem que tal criatura precisa se desprender imediatamente de tais práticas. Mas e eu? Há algo me impedindo de gastar mais tempo com meu Deus? Estou abrindo mão de minhas vontades e me sacrificando fazendo pelo menos um pouco do que agradaria a Deus? Por que há tantos indivíduos se dizendo crentes, evangélicos, gospel, cristãos e outras nomenclaturas mais, mas pensam que podem viver do jeito que quiserem? Alto lá, há princípios! Não se esqueça que o Senhor é outro, não você!
É esse o tipo de libertação que estou falando, a libertação diária, a autonegação. Difícil, claro, para alguns impossível. Mas o Senhor é paciente e se pudermos "treinar" um pouquinho a cada dia, faremos avanços impressionantes. Vamos aprender juntos e refletir! Não há culpados maiores de muitas das nossas aflições do que nós mesmos. Às vezes, por teimosia. Outras, por falta de sabedoria. Para ambas, oração. Um santo remédio. 
Amém.
Na santa paz de Cristo,
oro pra que essa reflexão tenha falado ao seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário